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A Mística da Cruz

"E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!" ( Filipenses 2:8 ) Fonte: (http://formacao.cancaonova.com/tome-a-sua-cruz-e-siga-me-3/) Quem assume sua Cruz torna-se fraco e desprezado pelas pessoas. A cruz foi, é e continuará sendo escândalo para os fariseus, loucura para os incrédulos e contradição para muitos. Tomar a sua Cruz e seguir a Jesus implica em ser quem você é essencialmente, ou seja, como Deus te fez, com teus desejos, com teus medos, anseios, angústias, sonhos, com tua beleza física e espiritual.  Tomar a própria cruz e seguir, significa aceitar a vontade de Deus em sua própria vida, sabendo que no fim da caminhada, além do peso da Cruz ainda resta ter a coragem de subir nela para que a humilhação seja completa.  Sim, a morte de Cruz para o Judeu era a mais escandalosa humilhação imposta ao homem.  Sim, seguir Jesus é ter como obrigação, assumir sua Cruz, humilhar-se na mais escand

REFLEXO

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. (João 14, 6). Foto: Pantokarto.org.br  Numa tarde ensolarada, para o peregrino debaixo duma frondosa árvore e fatigado, olha para trás, enquanto descansa da longa caminhada.  Observando O CAMINHO percorrido, percebe que às margens mais distantes brotam algumas belas flores, algumas pedras preciosas brilham, algumas frutiferas produzem em abundância...mas entre as plantas, alguns espinhos apontam sangue em suas adagas, algumas pedras tem restos de pele dos pés do peregrino e algumas sementes não germinadas, são as incompreensões, os preconceitos, e muitos erros de percurso do peregrino.  Sim, todas as vezes que se afastara do Caminho, as sementes não germinaram, a relva era espinhosa e o terreno é pedregoso. Chegar até aqui foi fatigante.   Talvez seja hora de repousar...Muitas são as feridas, nos pés, no corpo, na Alma. Sua carne verte sangue, seu olhar arde do suor e embaça pelas lágrimas.  Sabe o Peregrino,

OS EUNUCOS E AS PROMESSAS DE DEUS À ELES.

Deus deu ao homem a possibilidade de sempre evoluir. Mas a humanidade evolui regredindo. A prova disso é o regresso do preconceito que conduz à morte de pessoas que se enquadram em alguma das muitas minorias. Mas o que isso tem a ver com os eunucos e as promessas de Deus para eles? Tem muito, pois o eunuco, personagem emblemático de várias narativas bíblicas, nada mais do que o homossexual tão discriminado de hoje. Mas qual base dessa afirmação, se o eunuco é reconhecido como o homem castrado? Aí é que está a falta de verdade de muitos que Se dizem defensores da verdade. Desde a antiguidade é se reconhece três categorias distintas de eunucos a citar: -Eunocos nascidos; -Eunucos castrados (por pena de guerra ou por adultério ou por agressão e acidentes); -Eunucos por opção religiosa. E neste aspecto é confirmado pela passagem de Mateus 19, 10-12 como se pode ler: " Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros aind

Teologia do Medo X Teologia da Libertação

Por quê insistir numa teologia do medo e da repressão ante a Teologia da Libertação? "Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;" (Romanos 5, 20) Preocupa e causa espanto a insistência de setores cristãos em promover a Teologia do pecado, colocando no centro da vida das pessoas, o medo e a repressão de suas expressões de vida, em detrimento da Teologia da Vida, da Teologia que promove a fé e a esperança na misericórdia de Deus. É das ordenanças de Jesus Cristo, que encontra a base de sustentação da Teologia da vida, Cristo não nos convida para criarmos prisioneiros, mas promovermos a libertação. "Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." (Lucas 6,36) Ao dizer-nos que Deus, nosso Pai é misericordioso, Jesus nos lembra que não há pecado suficiente para matar o Amor que faz com que Deus e nós nos unamos no coração. Um filho misericordiado, é um filho eternamente grato. Mas

A IDEIA DO BELO: Releituras da natureza na arte no período do Renascimento e em Platão.

( Crucifixion of St Peter, Michelangelo) Fonte: ( http://pinturasrenascentistasgam.blogspot.com/2015/05/pinturas-renacentista.html ) A filosofia da arte submete-se àquilo que é seu objetivo, ao crivo da critica filosófica. O ato  poietico , campo da criação, e por meio da qual se introduz o novo a ser contemplado.  A filosofia da arte toma a arte como objeto e se difere da estética justamente pelo fato da estética se lidar com juízo de gosto. Na arte tem-se o pensar a expressão do belo, conceber o belo de forma a ser contemplado. É a busca do sublime manifesto na representação da experiencia. Ai reside a critica platônica aos artistas, justamente porque os artistas criam uma representação do belo e para Platão, o belo é ideia, portanto impossível de ser representado fielmente pela arte. Se é impossivel a representação fiel, é portanto a arte inferior a natureza enquanto representação inferior ao ideal. A arte é inferior a natureza segundo Platão, por somente imita-la. Filoso

Filosofia da Arte

O Renascimento x Idade Média / Renascimento X neoclassicismo / Renascimento x Maneirismo   ( O Nascimento de Vênus - têmpera sobre tela, 1,72 m x 2,78 m, 1483  - Sandro Botticelli - Galleria degli Uffizi, Florença) A arte Renascentista tem como princípio a representação da natureza em sua mais fiel semelhança. Ou seja, "[...] pretendia que a obra de arte fosse a reprodução fiel da realidade." (PANOFSKY, p. 46). Portanto, a arte Renascentista tem por objetivo alcançar a maior semelhança possível com os objetos que estes representam, caracterizando, assim, sua beleza. Para isso, o artista devia se basear em um modelo, sendo que este modelo deveria ser procurado e ele próprio já possuir a beleza em si, para ser retratado pelo artista. Tal semelhança com o objeto só poderia ser alcançada com um estudo de suas formas, proporções, iluminação, para que a expressão artística alcance tal semelhança. Leonardo Da Vinci desenvolveu estudos de como as leis físicas, como a grav