Pular para o conteúdo principal

Filosofia e Educação

SOBRE O PAPEL DO TRABALHO NA TRANSFORMAÇÃO DO MACACO EM HOMEM

Para Engels o trabalho é a condição básica e fundamental da vida humana, e quem em certo ponto o trabalho criou o homem. Importante observar que segundo o autor citado, a mão teve grande papel, uma vez que foi aprendendo utilizar bem as mãos que o homem começa a trabalhar, e todas as mudanças decorridas em função de tal evolução conduz o homem a grandes prodígios. O uso das mão proporcionou ao macaco antropomorfo a se erguer, tornar-se ereto e aprender a caminhar em busca de alimentos.  Com o tempo- percebeu-se que poderia ser trabalhados instrumentos e formas de produzir alimentos, caçar e pescar com os novos instrumentos produzidos pelo trabalho das mãos humanas. As mudanças alimentares, implicou em varias mudanças, entre elas a evolução da laringe e todos os órgãos respiratórios, a ponto de proporcionar a melhora continua na emissão de sons, o que possibilitou ao homem, a utilização de símbolos para  representar atos, objetos e fatos cotidianos.  Com o excedente de alimentos, o homem passa a ser sedentário, e a viver em comunidades. O homem a partir da evolução começa um processo de transformação, falando da mão, ela se torna o desenvolvimento de trabalho. Torna o macaco (homem) independente. Gradualmente a mão e a forma de andar se evolui, este ser passa a ser ereto. Haverá um domínio sobre a natureza, o homem desenvolvera o cérebro através da alimentação diferenciada dos outros animais, e o macaco não.
O animal homem começa a se comunicar e desenvolver os órgãos dos sentidos, aprimorando-se, contando com a grande evolução do cérebro após essa demais evolução.  Os macacos vivem em bandos, foi essa a forma que encontraram para garantir a sua sobrevivência, o homem se torna um ser “rapinante”, descobrindo o uso do fogo e da dominação de outros animais.
Iniciava-se aí um aperfeiçoamento dos instrumentos de caça e pesca, cujo quais são utilizados para a sua sobrevivência por conta da alimentação. Aprendendo a modificar a natureza e dominando-a fazendo-a sua “serva” o homem começa a caminhar rumo à uma sociedade primitiva. O animal nasce pronto e só o homem progride. Com a evolução d homem com a politica, religião e a sociedade inicia-se discursões, brigas, dominantes uns entre os outros, é assim que se inicia à sociedade em si.
ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. Fonte digital. RocketEdition de 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planejamento Estratégico: Análise da Organização

ITUAÇU: GRANDE PÓLO DA INDÚSTRIA CIMENTEIRA NO PAÍS

Hoje (14/04/2011), foi realizada na Associação cultural e Recreativa Ituaçuense ( ACRI) oficina preparatória para audiência publica, na qual o IMA - Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia em conjunto com a empresa Votorantim Cimentos, apresentaram para a comunidade de Ituaçu os projetos desenvolvidos no intuito de Implantar uma unidade fabríl naquele município. Trata-se de um investimento da ordem de $ 390 milhões de reais, com uma produção estimada em 1,2 mil toneladas por ano. A produção destina-se a abastecer o mercado interno da Bahia que atualmente importa quase que metade do cimento consumido pelo setor de construção civil no estado. somados os investimentos da votorantim, juntamente com os investimentos realizados pelo Grupo João Santos, na construção da fabrica da Itaguarana ( cimento Nassau ) bem como os investimentos da Companhia Baiana de Cimentos - CBC, Ituaçu percebe um investimento que beira 1 bilhão de reais. Aparentemente isso pode ser pouco, mais quando se anal...

O Amor nos Humaniza e santifica.

A santidade não é a ausência de pecados, mas é o desejo de  estar na presença de Deus. E o desejo de estar com Deus é incompatível com o pecado. Mas onde encontrar Deus? Como não estar em pecado? A ausência dos pecados vai crescendo na medida em que esse desejo de estar na presença de Deus vai crescendo, vai se transformando em necessidade permanente da presença de Deus. Entretanto, cresce junto a certeza do outro como manifestação de Deus em nossas vidas. Assim, a santidade é saber reconhecer e reverenciar a presença de Deus no próximo, principalmente nos mais necessitados.  Talvez muitos percam muito tempo buscando um Deus no céu, um Deus de poder e punitivo, distante da humanidade, alheio aos sofrimentos humanos. Que impiedosamente vai cobrar de suas criaturas uma vida ascética impecável. Também estes encontrarão a Deus, mas num percurso mais longo, demorado, e cercado dos riscos de se perder, ao prender-se mas estruturas de poder que nos cativa e extravasam nossos f...