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OS EUNUCOS E AS PROMESSAS DE DEUS À ELES.






Deus deu ao homem a possibilidade de sempre evoluir. Mas a humanidade evolui regredindo. A prova disso é o regresso do preconceito que conduz à morte de pessoas que se enquadram em alguma das muitas minorias. Mas o que isso tem a ver com os eunucos e as promessas de Deus para eles? Tem muito, pois o eunuco, personagem emblemático de várias narativas bíblicas, nada mais do que o homossexual tão discriminado de hoje. Mas qual base dessa afirmação, se o eunuco é reconhecido como o homem castrado?
Aí é que está a falta de verdade de muitos que Se dizem defensores da verdade. Desde a antiguidade é se reconhece três categorias distintas de eunucos a citar:
-Eunocos nascidos;
-Eunucos castrados (por pena de guerra ou por adultério ou por agressão e acidentes);
-Eunucos por opção religiosa.
E neste aspecto é confirmado pela passagem de Mateus 19, 10-12 como se pode ler:
"Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite".(Mateus 19:12)

Curiosamente, muitos religiosos se debruçam sobre o tema, e para afirmarem suas convicções religiosas, ignoram, desde fontes históricas do próprio cristianismo, como fontes até mesmo do judaísmo como O Talmude.
Vejamos alguns exemplos esquecidos pelos pseudo-estudiosos:
-O Talmude:
O Talmude Babilonica define, tal qual a descrição dada por Jesus Cristo, que há três classes de eunucos. Os nasivod, os feitos e os que se fizeram. Ou seja, há
eunucos que são pessoas atraídas pelo mesmo sexo. O Talmude Babilônico, como documento escrito tem mais de 2000 de idade, transmite os pontos de vistas do judaísmo antigo a centenas de anos antes do nascimento de Cristo.
Como R. Joseph diz: "Deve ter sido esse um saris [eunuco] de quem ouvi Ammi dizendo. "Aquele que está aflito desde o nascimento... 'Nossos rabinos ensinaram: Quem é um saris congênito? [um eunuco nascido]. 13 Qualquer pessoa que tenha mais de vinte anos e ainda não produziu pelo menos dois pelos pubianos. 14 E mesmo que tenha produzido, depois de ter sido considerado um saris [eunuco nascido], será em todos os aspectos. E estas são as suas características: Não tem barba, o cabelo e sua pele são lisos. R. Simeon b. Gamaliel disse em nome de R. Judá b. Jair: 15 Qualquer pessoa cuja a urina não produz espuma; alguns dizem: Quem urinar sem formar um arco; outros dizem: Aquele cujo sêmen é aguado; Outros ainda dizem: Aquele cuja a urina não fermenta. outros dizem: Aquele cujo o corpo não produz vapor após o banho durante a temporada de inverno. R. Simeon b. Eleazar diz: 15 Aquele cuja voz é tão anormal que não se pode distinguir se se trata de um homem ou de uma mulher". *
Talvez o leitor seja mais curioso e queira se certificar da veracidade das informações. Então sugiro que pesquise no "Tratado Yebamoth, 80. Notas 29 e 36."

Parece-nos que o fenômeno dos Eunucos nascidos fosse um fenômeno relativamente comum e aceito na Israel antiga, tendo em vista as riquezas de descrição de tal fenômeno na Talmude:
1. O saris congênito (eunuco);

2. O saris (eunuco) por natureza;

3. O saris nascido (eunuco);

4. O saris (eunuco) aflito desde o nascimento;

5. O saris (eunuco) feito por um ato celeste;


6. O saris (eunuco) afligido pela mão celeste.*


Em se tratando de fontes cristãs antigas que falam do tema, um dos Pais da Igreja, Clemente de Alexabdtria nos diz de tal forma:

"Muitos são eunucos, e esses alcoviteiros, servem sem suspeita aqueles que desejam ser livres para desfrutar de seus prazeres, por causa da crença de que sejam incapazes de entrar em luxúria. Mas, um verdadeiro eunuco (εὐνοῦχος eunouchos) não é aquele que é incapaz, mas aquele que não está disposto a entrar no prazer" [com uma mulher].(Clemente de Alexandria,Paedagogus, (The Instructor), III. IV.)

Observe que já naquele período havia o entendimento do eunuco como aquele que naturalmente não se interessa por mulheres, deve se observar as fontes históricas, bem como as fontes bíblicas. Isto porquê, apesar de muitos quererem condenar, a condenação bíblica é por imoralidade, e a imoralidade é mal para todos, eunucos ou não.
E de outra forma, Clemente fala dos eunucos, citando os seguidores de Basilides, um herege gnóstico e sua visão de Mateus 19:11-12.

"Os Valentinianos, que sustentam que a união do homem e da mulher é derivada da emanação divina vinda do céu, aprovam o casamento.
Os seguidores de Basilides (hereges gnósticos, não cristãos tradicionais), por outro lado, dizem que quando os apóstolos perguntaram se era melhor não casar, o Senhor respondeu: "Nem todos podem receber esta palavra, existem alguns eunucos que são assim desde seu nascimento, outros são de necessidade".
E sua explicação para esse dito é mais ou menos a seguinte: Alguns homens, desde o seu nascimento, tem um senso natural de repulsa por uma mulher; e aqueles que são naturalmente assim construídos fazem bem não casar". [com mulher]. - (Clemente de Alexandria, Stromata A, III. I.)
Fica claro o entendimento de que há eunucos nascidos, e que não se trata tão somente de pessoas que não tiveram desenvolvimento normal das genitálias ou que sofreram castração. Sustentar tal afirmação é negar a história e negar a verdade. A verdade é que Jesus não condenou. 
Outro Pai da Igreja que trata dos Eunucos nascidos é Gregorio de  Nazianzo, vejamos o que ele diz:

"Porque existem eunucos que foram feitos eunucos desde o ventre de sua mãe, eu gostaria muito de ser capaz de dizer alguma coisa ousada sobre eunucos. Não sejais orgulhosos, vós que sois eunucos por natureza". Pois, no ponto de autocontenção, este talvez seja sem vontade. Por isso não veio para ser testado, nem sua autocontenção tem sido provada por tentativa [um homem que não tem nenhum interesse sexual por mulheres não luta com a luxúria das mulheres]. O bem que não é, por natureza, um assunto de mérito; o resultado do propósito é louvável... Desde então, que a castidade natural não é meritória [nascer com um senso natural de repulsa por uma mulher ou sem desejo por uma mulher, não é escolha própria, não é mérito], exijo algo mais da parte dos eunucos. Não se prostituir em relação a Divindade. Depois de terem sido casados com Cristo [ele fala dos eunucos gays salvos, pessoas que confiavam em Jesus Cristo], não desonrem a Cristo". (Gregório de Nazianzo, Oração 37, XVI-XVII).

O Concílio de Nicéia, 325 DC, sobre eunucos
"Se qualquer um, que, por uma doença tenha se submetido aos médicos para uma intervenção cirúrgica, ou, que tenha sido castrado pelos bárbaros, deixe-o permanecer entre o clero, mas, se houver um com saúde que tenha castrado a si mesmo, cabe a tal pessoa, mesmo [já] matriculado entre o clero, deixar [partindo de seu ministério], e que, deste momento em diante, não seja promovido. Mas, fica evidente que isso é dito daqueles que deliberadamente fazem tal coisa e presumem castrar-se. Por isso, qualquer um eunuco que tenha sido feito pelos bárbaros, ou por seus mestres, devem ser achados de uma forma digna, a esses homens o Canon admite para o clero". (Decretos dos Concílios Ecumênicos, Concílio de Nicéia, Canon 1. 325 dC).

Os Cânones Eclesiásticos sobre os eunucos

"Um eunuco, que for feito pela lesão de homens, ou que suas genitais tenham sido levadas em uma perseguição, ou que nasceu como tal, ainda é digno do episcopado, pode ser feito um bispo".(Os Cânones Eclesiásticos dos santos apóstolos, nº 21).

Parece evidente a partir das citações acima, que a igreja primitiva tenha aceitado ambos os eunucos, castrados e não castrados, eunucos nascidos, "aquele que nasceu como tal", para o ministério da igreja cristã. Eunucos atraídos pelo mesmo sexo se enquadram na categoria de "aquele que nasceu como tal".*

- Filo de Alexandria e os Eunucos Naturais
Philo, 20BC-AD 40
"O homem [Potifar] que comprou este servo [José] de que estamos falando é dito ter sido um eunuco; muito natural para o povo que adquiriu um homem verdadeiramente eunuco, hábil em assuntos de Estado, que tinha, na aparência, os órgãos genitais, mas que era privado de todo requisito de energia para gerar [nenhum desejo físico por mulher]... O que, então, parece ser um eunuco para o povo? Será se a multidão seria incapaz de saber? ... (60) em que se conta que (embora pareça ser uma coisa mais antinatural) uma mulher é apresentada coabitando com este eunuco [Potifar]".*

Filo comenta sobre a história de José em Gênesis 38. A palavra hebraica saris-eunuch, é usada por Moisés para descrever Potifar, o homem que comprou José dos midianitas, Gênesis 37:36.
De acordo com Moisés, o autor humano de Gênesis, Potifar é um saris-eunuch.
De acordo com Filo, comentando sobre Moisés, Potifar é um eunuco natural, que acontece de ser casado com uma mulher.
Ele possui os órgãos gerativos [não tinha sido castrado], mas, aparentemente, não tem nenhum interesse sexual por sua esposa. Potifar compra um bonito e jovem escravo judeu, José, e, o coloca no comando de toda sua casa. É possível que Potifar seja incluído no que agora reconhecemos como eunuco atraído pelo mesmo sexo?

Dicionário Bíblico Easton, 1897, sobre eunucos

Como o Dicionário Bíblico Easton define o termo eunuco.
"Eunuco: Literalmente guarda-cama ou camareiro, e não necessariamente, em todos os casos, alguém que tenha sido mutilado [castrado cirurgicamente]... Eles eram comuns também entre os Gregos e os Romanos... Três classes de eunucos são mencionadas em Mateus 19:12".*
A International Standard Bible Encyclopedia informa-nos que a existência de eunucos como uma classe de pessoas era de conhecimento comum durante o ministério terreno de Cristo. Ao falar de eunucos, de acordo com a ISBE, Jesus pretende fazer seus discípulos entender que:

"Existem casos excepcionais que a regra [sobre o estilo de casamento de Adão e Eva] não se aplica. Ao falar das três classes de eunucos (Mateus 19:12), Ele faz uma distinção que era evidentemente bem conhecida para aqueles a quem se dirigiu".

De acordo com a ISBE, definitivamente essa não é uma publicação gay friendly, em seu todo, mas as três classes de eunucos, incluindo os "eunucos nascidos" eram bem conhecidos no primeiro século dC.
Curioso é ver que muitas passagens Bíblicas foram adulterada nas traduções, trazendo textos que empregam sinônimos com conotações bíblicas negativas, onde elas não existem. Por exemplo,  1Cor 6, 9, Na Bíblia de Jerusalém, segundo estudiosos, a versão mais próxima do original, não narra a homossexualidade como restrição ao acesso ao céu. Contudo, na versão de outras denominações, há variações e em todas acham espaços para incluir o homossexual como entre os condenados por Deus, e ganham caracterizações como: efeminados, afeminado, sodomitas, homossexuais ativos ou passivo, termos que não aparecem  na Bíblia de Jerusalém.
Mas ironicamente, a própria Bíblia demonstra certo carinho de Deus para com os eunucos, que como já vimos,numa de suas tipificações, os nascidos, trata-se dia homossexuais. 
Algumas narrativss Biblicas demonstram que são sempre bem posicionados, estabelecidos, e recebem uma promessas importantes por parte de Deus.
Vejamos:

"Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou." (Atos 8:38)
Ora, se não houve objeção alguma, não houve aí, condenação alguma por parte do discípulo, mas houve uma sincera e bemfazeja acolhida, por meio do batismo.

"No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus"(Atos 8:27)
Mas uma passagem que demonstra a Boa aceitação do eunuco em todas as estratifucaçies sociais da época. O eunuco era importante oficial na corte etíope, portanto tinha respeito entre seu povo. Ademais, era fiel a Deus e vinha ao Templo prestar culto, portanto não sofria preconceitos.
"Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? ".(Atoa 8:36). Só receber o batismo, o eunuco foi inserido no seio da Igreja, Corpo Místico de Jesus Cristo. O que demonstra a verdadeira postura da verdadeira Igreja Cristã, acolher a todos, independente da condição.
Disse Filipe: "Você pode (ser batizado), se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".(Atos 8:37). Importante notar que não foi feito imposto sobre conduta, mas somente a exigência de fé para que o eunuco fosse acolhido.
Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho. (Atos 8:39). A sequência da Leitura  do livro dos Atos, mostra que o Eunuco seguiu feliz Seu caminho.
Mas para concluir nosso raciocínio, observe a promeça Bíblica aos eunucos:

"E que nenhum eunuco se queixe: "Não passo de uma árvore seca".

Pois assim diz o Senhor: "Aos eunucos que guardarem os meus sábados, que escolherem o que me agrada e se apegarem à minha aliança, a eles darei, dentro de meu templo e dos seus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado." (Isaías 56:3-5).

As promeças de Deus aos eunucos, conforme narra O Profeta Isaías, são promeças de inclusão. Promete eternidade. Há portanto, uma gigantesca diferença entre a forma como Deus vê suas criaturas, e de como queremos, nós humanos, fazermos má uso da palavra que nos foi confiada, para, deturpando  toda sua verdade, impormos  as nossas, verdades preconceituosas, que ante à promoção do Amor, da misericórdia e perdão, promovem a mentira, a malda, a morte, nos esquecendo que Deus lhes prometeu a glória, as realizações junto dEle na eternidade.
Ora, sejamos verdadeiros nas colocações, principalmente quando elas falarem da Palavra de Deus. O Criador promete um nome eterno, que não será eliminado. Promete que os eunucos fiéis à sua lei estarão seguros dentre seus muros, e um nome melhor que filhos. O Profeta Isaías não traz condenações, não traz impositivo ou qualquer admoestação, mas traz a promessa da eternidade aos fiéis a Deus. Mas para o cristão em que consiste a fidelidade a Deus? Seguir fielmente os ensinamentos de Jesus Cristo, portanto, o Mandamento do Amor incondicional, até mesmo aos inimigos é a regra de vida do Cristão, que em seu dia a dia deve perdoar 70x7, ou seja, infinitamente, sendo seu coração misericordioso para com os tibios, e caridoso com os fracos. Parece que a sede de poder, o desejo de manipulação do povo, o controle da sociedade perpassa pela eleição de pecados, imposição de medos e de forma a tornar dócil e submissos os povos. O cristianismo tem que se atentar para não está construindo para si o legalismo, tão condenado por Jesus Cristo nos fariseus.

Fontes
Bíblia de Jerusalém;
*http://teologiaeinclusao.blogspot.com/2010/11/eunuquismo-e-homossexualidade-uma.html?m=1;

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