Pular para o conteúdo principal

DISCURSOS DE ADEQUAÇÃO, LUGAR DE FALA E A VERDADE

Os discursos de adequação, lugar de fala e a verdade.

O mundo caminha por um processo solúvel de desestruturação da sociedade que parece ser resultante da liquidação da verdade.



A verdade líquida da sociedade caputalista deu origem ao que chamo de "discursos de adequação". Os discursos por adequação na verdade são processo em que se tenta solidificar uma verdade que foi moldada a partir de interesses de um dado indivíduo ou um dado grupo ou seguimento da sociedade. O discurso por adequação tenta impor como universal e imperativo a visão de mundo verbalizada por tal grupo e essa mesma verdade pode, por necessidade desse mesmo grupo, deixar de ser verdade quando for conveniente. No entanto, tal verdade imposta, moldada segundo as conveniências dos detentores do PODER DA FALA ignora um ponto fundamental: A verdade é maior que os duscurosos adequados e convenientes.


Entender que todos os discursos partem de um dado lugar de fala é importante. Inclusive, faz-se necessário observar sempre nos discuros, o lugar de onde se fala, quem fala, e a intencionalidade de tal discurso.


Veja: Um negro quando fala da escravidão e tece suas críticas as politicas públicas voltada para tal parcela da população, e um não negro ao fazer as mesmas críticas. Ainda que possa haver ressonancia nos discursos, a realidade experiênciada por ambos os personagens são completamente distintas.


Cada discurso traz em si a mundandeidade, a historicidade, a perspectiva pela qual o emissor olha a realidade transmitida. Para além disso, traz ainda, o desejo, a necessidade que constrói a intencionalidade que constrói tal discurso. Um exemplo prático:


- ao escrever tal texto, tenho por desejo, é minha intensão de que o atento w curioso leitor possa compreender que a verdade está em um lugar entre a soma de todas as perspectivas pelas quais ela é observada, e esvaziada de todas as intensionalidades por traz das narrativas que a descrevem. A verdade é ela em si mesma, única e imutável. Os discursos que se fazem a partir da verdade descrita trazem em si a i tensão de quem descreve, por exemplo " o comunismo é sistema ditatorial e gera pobreza", "o capitalismo gera riqueza e conforto". As acertivas anteriores são discursos carregados de intensionalidade.  Podem ser questionados e confrontados com outros pontos de vistas e a partir de outros lugares de fala. Veja, o pobre, que mora no sertão nordestino, vive no mundo capitalista brasileiro e é, no sistema, fator de produção de riqueza, tal trabalhador percebe a riqueza e o conforto gerados pelo capitalismo? Se a resposta é sim, essa é uma regra geral ou uma exceção à regra?


No que tange a primeira acertiva do exemplo, pode-se de fato atestar processo ditatoriais não países comunistas? Existem países que vivem um regime comunista de fato? Os países tidos como comunistas são todos pobres? A China "comunista" é de fato pobre? É uma ditadura? 


A venezuela, muito narrada como exemplo de ditadura socialista/ comunista não teve processo democráticos que levaram os governantes ao poder?a pobreza experimentada na Venezuela é uma vontade deliberada de seus governantes ou consequência de bloqueios econômicos e intervenções externas, por meio de ação de serviços secretos com vistas em desestabilizar politicamete um país rico em petróleo?


A verdade é que todos os discursos partem do interesse de convenser alguém de alguma coisa. E quando esse alguém que faça consegue falar para muitos ouvintes ao mesmo tempo, esse discurso ganha significativa importância por que com ele, a possibilidade de maior adesão à intensão geradora de tal discurso.


Neste aspecto, analisar os discursos políticos, quem são os políticos que discursam, a intensão de cada discurso e as consequências desse discurso quando aplicados na vida em sociedade é fundamental.


Entenda, políticos atrelados a empresários tendem a retribuir o apoio e financiamento recebidos e constituirão politicas que beneficiem seus apoiadores é financiadores. Como se pode bebeciciar empresários? Retira-se diretos dos trabalhadores e obrigações dos empregadores e então eles podem lucrar mais com sua produção, tendem em vista que, numa economia de mercsdo, um governo não poderia intervir na politica de preços dos demais insumos produtivos.


Retira-se o crédito facilitado para a população e direciona tal crédito facilitado para os empresários.


No discurso se fala que visa promover o progresso da nação, o desenvolvimento e o crescimento. Na prática, tal resultado se observa no empobrecimento da população de forma geral, e no desenvolvimento e progresso para a parcela da população que financiou tal campanha eleitoral.


Você leitor, qual é seu lugar de fala em relação a realidade socioeconômica?


Você faz parte da parcela da população que se beneficia com as políticas concentradoras de renda? Faz parte da parcela da população que lucra com o dinheiro recolhido em impostos e revertido em políticas públicas voltadas para o empresariado somente? Ou você Se encontra na parcela da população que esta desempregada, sem direitos garantidores num provável possível futoro emprego? Você vislumbra possiblidade de aposentadoria? Ou planeja empreender? Há políticas públicas facilitadores do empreendedorismo, ou as políticas públicas visam dificultar o pequeno e médio empresário?


Diante da liquidação da verdade, frente a massificação das práticas de discursos de adequação e a tentativa cada vez maior de intimidação daqueles que promovem o libertar da consciências, impera que o povo seja capaz de realizar as proprias leituras das verdades adequadas aos interesses particulares em cada discurso.


E falo isso tendo certo que o meu próprio discurso precisa passar pelo crivo a análise do leitor. E sou bem claro ao dizer que minha itensão é de promover a pratica da análise do discurso a partir do local de fala, da vontade e do desejo, da intensão de quem discursa e qual a consequência disso na prática.


Fico feliz se ao menos uma pessoa ler e entender a provocação e então começar a provocar outras pessoas para adotarem a mesma prática. Talvez assim, aprendemos a investir nossa confiança e nosso destino em políticos e politicas que promovam processo igualitários, empodersdores, libertários e emancipatorios, tendo a consciência de que a maioria populacional é composta pela soma de todas as minorias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS EUNUCOS E AS PROMESSAS DE DEUS À ELES.

Deus deu ao homem a possibilidade de sempre evoluir. Mas a humanidade evolui regredindo. A prova disso é o regresso do preconceito que conduz à morte de pessoas que se enquadram em alguma das muitas minorias. Mas o que isso tem a ver com os eunucos e as promessas de Deus para eles? Tem muito, pois o eunuco, personagem emblemático de várias narativas bíblicas, nada mais do que o homossexual tão discriminado de hoje. Mas qual base dessa afirmação, se o eunuco é reconhecido como o homem castrado? Aí é que está a falta de verdade de muitos que Se dizem defensores da verdade. Desde a antiguidade é se reconhece três categorias distintas de eunucos a citar: -Eunocos nascidos; -Eunucos castrados (por pena de guerra ou por adultério ou por agressão e acidentes); -Eunucos por opção religiosa. E neste aspecto é confirmado pela passagem de Mateus 19, 10-12 como se pode ler: " Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros aind

Do julgamento de si a compreensão do seu nada ser: condição necessária para ser

"O mais importante movimento que se faz é para dentro de si. O maior conhecimento que se pode ter é o conhecimento de si mesmo" (João Ninguém) (imagem retirada da internet: Ideia interior do último ciclo do fresco do julgamento na abóbada da catedral de Santa Maria)   “E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?” (Lucas 12:57) Importante conselho nos é dado por Cristo. O mais importante julgamento precisa ser feito por nós mesmos. Nele compreendemos quão somos ínfimos diante da grandeza de Deus. E a caminho do julgamento, importa que façamos a reconciliação com nossa consciência. Ela que nos mostrará a distância da verdade até nós.    O caminho da redenção não é difícil, no entanto, torna-se intransponível aos que se revestem de suas verdades, pois a redenção é conquistada mediante a adesão ao projeto salvífico de Jesus “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.” (Colossenses 1:14). Pelo Sangue de Jesus, somos levados a m