Pular para o conteúdo principal

HUMILDADE: A arte de ensinar por testemunho exemplar!



O ensinamento da humildade dado por Jesus Cristo na última ceia é emblemático e ultrapassa a toda e qualquer lógica hierárquica moderna.
Mergulhemos no fragmento extraído do livro do evangelho de João:


4”levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela.
5 Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.

12 Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: "Sabeis o que vos fiz?
13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
14 Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros.” (João 13, 4-5.12-14)


 Agora vejamos como isso se daria na sociedade atual. 
Imaginem o CIO de uma grande Holding indo ao chão de uma de suas fábricas e tomando o carrinho hidráulico,  começa a puxar paletes,  organizando o estoque da fábrica!
Imaginem o presidente e proprietário de dá maior organização do mundo, da mais poderosa organização,  lavando os banheiros,  limpando o chão ou recolhendo lixo!
Os fragmentos do evangelho de João acima apresentados, nos narram algo que transportado para o mundo dos negócios, emprestados a sociedade moderna, seria escandalosamente mostrado exaustivamente nos telejornais e revistas e todos os tipos de mídias de informações. Foge à lógica moderna das relações de poder e posicionamento hierárquico.
Independente de crenças e não crenças, a análise e compreensão da cena marca uma necessidade real. O Líder, aquele que se coloca à frente de um grupo,  com a missão de conduzir e coordenador os esforços para que se atinjam objetivos em comum, precisam, imperativamente, se colocarem como servidores. Contradizer isso é não entender que a riqueza se faz na soma das forças.  E cabe a quem coordena, oferecer as condições necessárias ao desenvolver dos coordenados.
Portanto,  aos líderes religiosos,  aos líderes empresariais, aos gestores públicos,  e todos aqueles que se aventuram a postos de liderança,  um banhar-se de humildade é fundamental.  Tornar-se exemplo por meio do testemunho é imprescindível para que todos compreendam o que se deve ser feito, e se sintam motivados a multiplicar o exemplo exercitado.
O efeito do lavar os pés feito por Jesus aos seus discípulos,  teve neles ação transformadora. Fez deles pertencentes ao projeto de Jesus. E é esse o efeito que ocorre em todos os ambientes em que os líderes exercitam a humildade, multidão que segue em transformação de si. Veja,  de doze discípulos,  hoje um terço da população vive o seguimento do Mestre que se colocou a servir aos seus.



Obs. Foto extraída da net. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS EUNUCOS E AS PROMESSAS DE DEUS À ELES.

Deus deu ao homem a possibilidade de sempre evoluir. Mas a humanidade evolui regredindo. A prova disso é o regresso do preconceito que conduz à morte de pessoas que se enquadram em alguma das muitas minorias. Mas o que isso tem a ver com os eunucos e as promessas de Deus para eles? Tem muito, pois o eunuco, personagem emblemático de várias narativas bíblicas, nada mais do que o homossexual tão discriminado de hoje. Mas qual base dessa afirmação, se o eunuco é reconhecido como o homem castrado? Aí é que está a falta de verdade de muitos que Se dizem defensores da verdade. Desde a antiguidade é se reconhece três categorias distintas de eunucos a citar: -Eunocos nascidos; -Eunucos castrados (por pena de guerra ou por adultério ou por agressão e acidentes); -Eunucos por opção religiosa. E neste aspecto é confirmado pela passagem de Mateus 19, 10-12 como se pode ler: " Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros aind

Do julgamento de si a compreensão do seu nada ser: condição necessária para ser

"O mais importante movimento que se faz é para dentro de si. O maior conhecimento que se pode ter é o conhecimento de si mesmo" (João Ninguém) (imagem retirada da internet: Ideia interior do último ciclo do fresco do julgamento na abóbada da catedral de Santa Maria)   “E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?” (Lucas 12:57) Importante conselho nos é dado por Cristo. O mais importante julgamento precisa ser feito por nós mesmos. Nele compreendemos quão somos ínfimos diante da grandeza de Deus. E a caminho do julgamento, importa que façamos a reconciliação com nossa consciência. Ela que nos mostrará a distância da verdade até nós.    O caminho da redenção não é difícil, no entanto, torna-se intransponível aos que se revestem de suas verdades, pois a redenção é conquistada mediante a adesão ao projeto salvífico de Jesus “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.” (Colossenses 1:14). Pelo Sangue de Jesus, somos levados a m

DISCURSOS DE ADEQUAÇÃO, LUGAR DE FALA E A VERDADE

Os discursos de adequação, lugar de fala e a verdade. O mundo caminha por um processo solúvel de desestruturação da sociedade que parece ser resultante da liquidação da verdade. A verdade líquida da sociedade caputalista deu origem ao que chamo de "discursos de adequação". Os discursos por adequação na verdade são processo em que se tenta solidificar uma verdade que foi moldada a partir de interesses de um dado indivíduo ou um dado grupo ou seguimento da sociedade. O discurso por adequação tenta impor como universal e imperativo a visão de mundo verbalizada por tal grupo e essa mesma verdade pode, por necessidade desse mesmo grupo, deixar de ser verdade quando for conveniente. No entanto, tal verdade imposta, moldada segundo as conveniências dos detentores do PODER DA FALA ignora um ponto fundamental: A verdade é maior que os duscurosos adequados e convenientes. Entender que todos os discursos partem de um dado lugar de fala é importante. Inclusive, faz-se necessário