Pular para o conteúdo principal

HUMILDADE: A arte de ensinar por testemunho exemplar!



O ensinamento da humildade dado por Jesus Cristo na última ceia é emblemático e ultrapassa a toda e qualquer lógica hierárquica moderna.
Mergulhemos no fragmento extraído do livro do evangelho de João:


4”levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela.
5 Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.

12 Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: "Sabeis o que vos fiz?
13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
14 Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros.” (João 13, 4-5.12-14)


 Agora vejamos como isso se daria na sociedade atual. 
Imaginem o CIO de uma grande Holding indo ao chão de uma de suas fábricas e tomando o carrinho hidráulico,  começa a puxar paletes,  organizando o estoque da fábrica!
Imaginem o presidente e proprietário de dá maior organização do mundo, da mais poderosa organização,  lavando os banheiros,  limpando o chão ou recolhendo lixo!
Os fragmentos do evangelho de João acima apresentados, nos narram algo que transportado para o mundo dos negócios, emprestados a sociedade moderna, seria escandalosamente mostrado exaustivamente nos telejornais e revistas e todos os tipos de mídias de informações. Foge à lógica moderna das relações de poder e posicionamento hierárquico.
Independente de crenças e não crenças, a análise e compreensão da cena marca uma necessidade real. O Líder, aquele que se coloca à frente de um grupo,  com a missão de conduzir e coordenador os esforços para que se atinjam objetivos em comum, precisam, imperativamente, se colocarem como servidores. Contradizer isso é não entender que a riqueza se faz na soma das forças.  E cabe a quem coordena, oferecer as condições necessárias ao desenvolver dos coordenados.
Portanto,  aos líderes religiosos,  aos líderes empresariais, aos gestores públicos,  e todos aqueles que se aventuram a postos de liderança,  um banhar-se de humildade é fundamental.  Tornar-se exemplo por meio do testemunho é imprescindível para que todos compreendam o que se deve ser feito, e se sintam motivados a multiplicar o exemplo exercitado.
O efeito do lavar os pés feito por Jesus aos seus discípulos,  teve neles ação transformadora. Fez deles pertencentes ao projeto de Jesus. E é esse o efeito que ocorre em todos os ambientes em que os líderes exercitam a humildade, multidão que segue em transformação de si. Veja,  de doze discípulos,  hoje um terço da população vive o seguimento do Mestre que se colocou a servir aos seus.



Obs. Foto extraída da net. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planejamento Estratégico: Análise da Organização

A Mística da Cruz

"E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!" ( Filipenses 2:8 ) Fonte: (http://formacao.cancaonova.com/tome-a-sua-cruz-e-siga-me-3/) Quem assume sua Cruz torna-se fraco e desprezado pelas pessoas. A cruz foi, é e continuará sendo escândalo para os fariseus, loucura para os incrédulos e contradição para muitos. Tomar a sua Cruz e seguir a Jesus implica em ser quem você é essencialmente, ou seja, como Deus te fez, com teus desejos, com teus medos, anseios, angústias, sonhos, com tua beleza física e espiritual.  Tomar a própria cruz e seguir, significa aceitar a vontade de Deus em sua própria vida, sabendo que no fim da caminhada, além do peso da Cruz ainda resta ter a coragem de subir nela para que a humilhação seja completa.  Sim, a morte de Cruz para o Judeu era a mais escandalosa humilhação imposta ao homem.  Sim, seguir Jesus é ter como obrigação, assumir sua Cruz, humilhar-se na mais es...

REFLEXO

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. (João 14, 6). Foto: Pantokarto.org.br  Numa tarde ensolarada, para o peregrino debaixo duma frondosa árvore e fatigado, olha para trás, enquanto descansa da longa caminhada.  Observando O CAMINHO percorrido, percebe que às margens mais distantes brotam algumas belas flores, algumas pedras preciosas brilham, algumas frutiferas produzem em abundância...mas entre as plantas, alguns espinhos apontam sangue em suas adagas, algumas pedras tem restos de pele dos pés do peregrino e algumas sementes não germinadas, são as incompreensões, os preconceitos, e muitos erros de percurso do peregrino.  Sim, todas as vezes que se afastara do Caminho, as sementes não germinaram, a relva era espinhosa e o terreno é pedregoso. Chegar até aqui foi fatigante.   Talvez seja hora de repousar...Muitas são as feridas, nos pés, no corpo, na Alma. Sua carne verte sangue, seu olhar arde do suor e embaça pelas lágrimas. ...