Pular para o conteúdo principal

HUMILDADE: A arte de ensinar por testemunho exemplar!



O ensinamento da humildade dado por Jesus Cristo na última ceia é emblemático e ultrapassa a toda e qualquer lógica hierárquica moderna.
Mergulhemos no fragmento extraído do livro do evangelho de João:


4”levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela.
5 Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.

12 Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: "Sabeis o que vos fiz?
13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
14 Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros.” (João 13, 4-5.12-14)


 Agora vejamos como isso se daria na sociedade atual. 
Imaginem o CIO de uma grande Holding indo ao chão de uma de suas fábricas e tomando o carrinho hidráulico,  começa a puxar paletes,  organizando o estoque da fábrica!
Imaginem o presidente e proprietário de dá maior organização do mundo, da mais poderosa organização,  lavando os banheiros,  limpando o chão ou recolhendo lixo!
Os fragmentos do evangelho de João acima apresentados, nos narram algo que transportado para o mundo dos negócios, emprestados a sociedade moderna, seria escandalosamente mostrado exaustivamente nos telejornais e revistas e todos os tipos de mídias de informações. Foge à lógica moderna das relações de poder e posicionamento hierárquico.
Independente de crenças e não crenças, a análise e compreensão da cena marca uma necessidade real. O Líder, aquele que se coloca à frente de um grupo,  com a missão de conduzir e coordenador os esforços para que se atinjam objetivos em comum, precisam, imperativamente, se colocarem como servidores. Contradizer isso é não entender que a riqueza se faz na soma das forças.  E cabe a quem coordena, oferecer as condições necessárias ao desenvolver dos coordenados.
Portanto,  aos líderes religiosos,  aos líderes empresariais, aos gestores públicos,  e todos aqueles que se aventuram a postos de liderança,  um banhar-se de humildade é fundamental.  Tornar-se exemplo por meio do testemunho é imprescindível para que todos compreendam o que se deve ser feito, e se sintam motivados a multiplicar o exemplo exercitado.
O efeito do lavar os pés feito por Jesus aos seus discípulos,  teve neles ação transformadora. Fez deles pertencentes ao projeto de Jesus. E é esse o efeito que ocorre em todos os ambientes em que os líderes exercitam a humildade, multidão que segue em transformação de si. Veja,  de doze discípulos,  hoje um terço da população vive o seguimento do Mestre que se colocou a servir aos seus.



Obs. Foto extraída da net. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planejamento Estratégico: Análise da Organização

ITUAÇU: GRANDE PÓLO DA INDÚSTRIA CIMENTEIRA NO PAÍS

Hoje (14/04/2011), foi realizada na Associação cultural e Recreativa Ituaçuense ( ACRI) oficina preparatória para audiência publica, na qual o IMA - Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia em conjunto com a empresa Votorantim Cimentos, apresentaram para a comunidade de Ituaçu os projetos desenvolvidos no intuito de Implantar uma unidade fabríl naquele município. Trata-se de um investimento da ordem de $ 390 milhões de reais, com uma produção estimada em 1,2 mil toneladas por ano. A produção destina-se a abastecer o mercado interno da Bahia que atualmente importa quase que metade do cimento consumido pelo setor de construção civil no estado. somados os investimentos da votorantim, juntamente com os investimentos realizados pelo Grupo João Santos, na construção da fabrica da Itaguarana ( cimento Nassau ) bem como os investimentos da Companhia Baiana de Cimentos - CBC, Ituaçu percebe um investimento que beira 1 bilhão de reais. Aparentemente isso pode ser pouco, mais quando se anal...

O Amor nos Humaniza e santifica.

A santidade não é a ausência de pecados, mas é o desejo de  estar na presença de Deus. E o desejo de estar com Deus é incompatível com o pecado. Mas onde encontrar Deus? Como não estar em pecado? A ausência dos pecados vai crescendo na medida em que esse desejo de estar na presença de Deus vai crescendo, vai se transformando em necessidade permanente da presença de Deus. Entretanto, cresce junto a certeza do outro como manifestação de Deus em nossas vidas. Assim, a santidade é saber reconhecer e reverenciar a presença de Deus no próximo, principalmente nos mais necessitados.  Talvez muitos percam muito tempo buscando um Deus no céu, um Deus de poder e punitivo, distante da humanidade, alheio aos sofrimentos humanos. Que impiedosamente vai cobrar de suas criaturas uma vida ascética impecável. Também estes encontrarão a Deus, mas num percurso mais longo, demorado, e cercado dos riscos de se perder, ao prender-se mas estruturas de poder que nos cativa e extravasam nossos f...