Pular para o conteúdo principal

O Comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor

O consumidor é citado pela literatura especializada como o individuo dotado de necessidades e possuidor de capacidade de adquirir um dado bem, visando satisfazer seu desejo latente. A transformação dos desejos em realidade é a busca pela concretização de uma escolha feita anteriormente, neste aspecto, o público adolescente caracteriza-se pelo seu posicionamento inconstante e altamente influenciável em relação às suas preferências.
O comportamento do consumidor é caracterizado pelos impulsos que são demonstrados na seleção, compra e uso de produtos/serviços para a satisfação de necessidades e desejos. Kotler discorre a respeito dos fatores internos e externos que influenciam o processo de tomada de decisão por parte dos consumidores, estes se dividem entre fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos.


Fonte: Kotler (1998, p.163).

O propósito do marketing concentra-se no rompimento das barreiras estabelecidas pelas fronteiras do em atender e satisfazer às necessidades e desejos dos consumidores, ou seja, diminuir a dissonância cognitiva torna-se fundamental ao se conhecer o seu comportamento de compra.
Atualmente o adolescente tem sido a parcela da sociedade que mais responde ao apelo das propagandas. Este fator é aproveitado pelas empresas que inovam sempre visando criar novas necessidades de consumo para este publico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planejamento Estratégico: Análise da Organização

ITUAÇU: GRANDE PÓLO DA INDÚSTRIA CIMENTEIRA NO PAÍS

Hoje (14/04/2011), foi realizada na Associação cultural e Recreativa Ituaçuense ( ACRI) oficina preparatória para audiência publica, na qual o IMA - Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia em conjunto com a empresa Votorantim Cimentos, apresentaram para a comunidade de Ituaçu os projetos desenvolvidos no intuito de Implantar uma unidade fabríl naquele município. Trata-se de um investimento da ordem de $ 390 milhões de reais, com uma produção estimada em 1,2 mil toneladas por ano. A produção destina-se a abastecer o mercado interno da Bahia que atualmente importa quase que metade do cimento consumido pelo setor de construção civil no estado. somados os investimentos da votorantim, juntamente com os investimentos realizados pelo Grupo João Santos, na construção da fabrica da Itaguarana ( cimento Nassau ) bem como os investimentos da Companhia Baiana de Cimentos - CBC, Ituaçu percebe um investimento que beira 1 bilhão de reais. Aparentemente isso pode ser pouco, mais quando se anal...

O Amor nos Humaniza e santifica.

A santidade não é a ausência de pecados, mas é o desejo de  estar na presença de Deus. E o desejo de estar com Deus é incompatível com o pecado. Mas onde encontrar Deus? Como não estar em pecado? A ausência dos pecados vai crescendo na medida em que esse desejo de estar na presença de Deus vai crescendo, vai se transformando em necessidade permanente da presença de Deus. Entretanto, cresce junto a certeza do outro como manifestação de Deus em nossas vidas. Assim, a santidade é saber reconhecer e reverenciar a presença de Deus no próximo, principalmente nos mais necessitados.  Talvez muitos percam muito tempo buscando um Deus no céu, um Deus de poder e punitivo, distante da humanidade, alheio aos sofrimentos humanos. Que impiedosamente vai cobrar de suas criaturas uma vida ascética impecável. Também estes encontrarão a Deus, mas num percurso mais longo, demorado, e cercado dos riscos de se perder, ao prender-se mas estruturas de poder que nos cativa e extravasam nossos f...