Pular para o conteúdo principal

Nova Fabrica de Cimentos em Ituaçu

Olá caríssimos leitores

Começou neste mês de setembro a fase inicial da construção da fabrica de cimentos da Companhia Baiana de Cimentos, no município de Ituaçu. A empresa já tinha obtido licença ambiental e com a chegada da Votorantim, que também esta em fase de estudos de viabilidade socioambiental,perceberam a necessidade de inciarem já a construção da sua unidade fabril.
O mercado de cimentos vive um bom momento, a demanda é cada vez mais crescente devido as obras para a Copa 2014 e para as olimpíadas do Rio 2016, ademais o país virou um verdadeiro canteiro de obras.
Em visita recente a Salvador, me impressionou a quantidade de obras e o tamanho das mesmas, a cidade parece estar sendo reconstruída.
O interessante a ressaltar é que a Bahia tem deficit de produção de cimentos, comprando em grande parte do produto consumido no estado, cimentos vindos de Sergipe, Minas Gerais e São Paulo. Por isso o grande interesse do Governo do Estado da Bahia em atrai grandes industrias para a Bahia.
Grande a sorte de Ituaçu em contar com tamanha riqueza em seu subsolo, que além do calcário, também pode ser percebidos em sua geologia, dolomita, manganês, e outros produtos de grande valor venal e que podem fazer deste município tradicionalíssimo da Chapada Diamantina, rico não só por suas belezas naturais, típicos dos municípios da região, mas também, rico por ser grande espotador de produtos industriais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ITUAÇU: GRANDE PÓLO DA INDÚSTRIA CIMENTEIRA NO PAÍS

Hoje (14/04/2011), foi realizada na Associação cultural e Recreativa Ituaçuense ( ACRI) oficina preparatória para audiência publica, na qual o IMA - Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia em conjunto com a empresa Votorantim Cimentos, apresentaram para a comunidade de Ituaçu os projetos desenvolvidos no intuito de Implantar uma unidade fabríl naquele município. Trata-se de um investimento da ordem de $ 390 milhões de reais, com uma produção estimada em 1,2 mil toneladas por ano. A produção destina-se a abastecer o mercado interno da Bahia que atualmente importa quase que metade do cimento consumido pelo setor de construção civil no estado. somados os investimentos da votorantim, juntamente com os investimentos realizados pelo Grupo João Santos, na construção da fabrica da Itaguarana ( cimento Nassau ) bem como os investimentos da Companhia Baiana de Cimentos - CBC, Ituaçu percebe um investimento que beira 1 bilhão de reais. Aparentemente isso pode ser pouco, mais quando se anal...

Planejamento Estratégico: Análise da Organização

Do julgamento de si a compreensão do seu nada ser: condição necessária para ser

"O mais importante movimento que se faz é para dentro de si. O maior conhecimento que se pode ter é o conhecimento de si mesmo" (João Ninguém) (imagem retirada da internet: Ideia interior do último ciclo do fresco do julgamento na abóbada da catedral de Santa Maria)   “E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?” (Lucas 12:57) Importante conselho nos é dado por Cristo. O mais importante julgamento precisa ser feito por nós mesmos. Nele compreendemos quão somos ínfimos diante da grandeza de Deus. E a caminho do julgamento, importa que façamos a reconciliação com nossa consciência. Ela que nos mostrará a distância da verdade até nós.    O caminho da redenção não é difícil, no entanto, torna-se intransponível aos que se revestem de suas verdades, pois a redenção é conquistada mediante a adesão ao projeto salvífico de Jesus “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.” (Colossenses 1:14). Pelo Sangue de Jesus, somos le...