O artigo trata das estratégias de mercado adotadas pelas empresas de tecnologias e demais empresas para que tenham maior participação no mercado e se consiga estabelecer um caminho de lucros crescentes. Os autores falam de como empresas como a Apple e Jukebosx, Quicken conseguem criar seus oceanos azuis, como é chamado os estágios de mercado em que uma dada empresa consegue inovar aproveitando a necessidade latente do mercado em adquirir um dado produto que venha a suprir suas necessidades, de maneira a contemplar comodidade, utilidade, aplicabilidade no dia-a-dia das suas famílias, que seja algo que é moda e que lhes atribua certo status e principalmente que seja acessível ao seu bolso.
No livro, bem como no artigo aqui discutido, classificam-se os mercados como “ oceano vermelho e oceano Azul”. O primeiro é chamado de oceano vermelho por representar um mercado de concorrência acirrada e muitas vezes sufocante. Nesses mercados as empresas se baseiam nas concorrentes e nos seus passos para definirem suas estratégias de sobrevivência em águas tão turbulentas e escuras. As organizações que se aventuram a navegar pro tais águas devem cientificar-se de que terão que dar seu sangue na missão árdua de sobreviverem às tormentas que se fazem em ganhar participação de mercado e ainda conseguirem lucrar.
Já no oceano azul, as empresas se destacam por introduzirem novidades tecnológicas, mais que isso, é a inovação que passeavam pelo imaginário do consumidor. Surge como aquilo que revolucionou o mercado por satisfazer totalmente o que o mercado demandara, tem utilidade diária, traz status, é de fácil manuseio e acima de tudo tem preço competitivo.
No primeiro as batalhas são travadas para se obter maior parcela do mercado e tentarem lucrar. Nesse oceano conhecer a concorrência e saber lidar com suas ações, sempre ter em manga uma cartada para rebater os efeitos de suas estratégias é vital. Já no segundo, trazer inovações realmente aplicáveis a mercado, que sejam valoradas, ou que invertem os valores pré-existentes e assumam o papel de bem desejado por todos é forma de criar ambiente de águas calmas e límpidas. Nesse mercado ganha-se vantagem competitiva e salta-se vertiginosamente, e suas buscas é ter Maximo valor para si mesmo e principalmente para seus clientes.
A Apple quando cria seu oceano azul com a introdução do iPod no mercado, ela aproveitou-se da necessidade de um publico consumidor em baixar e armazenar a maior quantidade de musicas possível. Seu produto traz aos consumidores a sensação de poder tudo, de estar no auge pro ter um iPod, que baixa e armazena grandes quantidades de musicas, tem jogos e interatividade, é de fácil manuseio e permite estabelecer conversas com mais vaiado publico, por sua versatilidade e aceitação em todas as camadas da população.
Um ponto a ser observado quando se tenta criar oceanos azuis é de que somente a tecnologia não diz nada. É necessário que ela seja aceita e que seja desejada pelo cliente, mais ainda que ela tenha o poder de satisfazer a necessidade que aquele cliente tem. Só sobreviverá se for de fácil uso, que se dispensem os grandes manuais de instruções.
O produto para ser sustentável ele tem que criar um caminho firme. Ancorado em consistência de inovações, que dificilmente seja equiparado a outros produtos e que tenha máxima aceitação.
Alem do mais o produto – a idéia tem que ter acessibilidade de preço, de tal forma que não venha a assustar o consumidor e frustrar a demanda existente. Sob risco de ver seu oceano azul ficar rubro com a entrada de outros concorrentes que tem produtos até muitas vezes inferiores mais que com preços mais tentadores aos clientes. Estabelecer uma política de redução de custos é uma boa ação na tentativa de aumentar lucros e garantir preços aceitáveis ao desejo do consumidor.
Um oceano azul pode ser criado com a participação de todos da empresa, conjugando as necessidades dos clientes com a vontade de se tronar referencia em um mercado cada vez mais voraz, onde as inovações se tornam obsoletas em pouco tempo. Por isso a necessidade de se criar algo que satisfaça por completo as necessidades do consumidor. Para que este não venha a demandar por produtos complementares e termine encontrando produtos substitutos.
No livro, bem como no artigo aqui discutido, classificam-se os mercados como “ oceano vermelho e oceano Azul”. O primeiro é chamado de oceano vermelho por representar um mercado de concorrência acirrada e muitas vezes sufocante. Nesses mercados as empresas se baseiam nas concorrentes e nos seus passos para definirem suas estratégias de sobrevivência em águas tão turbulentas e escuras. As organizações que se aventuram a navegar pro tais águas devem cientificar-se de que terão que dar seu sangue na missão árdua de sobreviverem às tormentas que se fazem em ganhar participação de mercado e ainda conseguirem lucrar.
Já no oceano azul, as empresas se destacam por introduzirem novidades tecnológicas, mais que isso, é a inovação que passeavam pelo imaginário do consumidor. Surge como aquilo que revolucionou o mercado por satisfazer totalmente o que o mercado demandara, tem utilidade diária, traz status, é de fácil manuseio e acima de tudo tem preço competitivo.
No primeiro as batalhas são travadas para se obter maior parcela do mercado e tentarem lucrar. Nesse oceano conhecer a concorrência e saber lidar com suas ações, sempre ter em manga uma cartada para rebater os efeitos de suas estratégias é vital. Já no segundo, trazer inovações realmente aplicáveis a mercado, que sejam valoradas, ou que invertem os valores pré-existentes e assumam o papel de bem desejado por todos é forma de criar ambiente de águas calmas e límpidas. Nesse mercado ganha-se vantagem competitiva e salta-se vertiginosamente, e suas buscas é ter Maximo valor para si mesmo e principalmente para seus clientes.
A Apple quando cria seu oceano azul com a introdução do iPod no mercado, ela aproveitou-se da necessidade de um publico consumidor em baixar e armazenar a maior quantidade de musicas possível. Seu produto traz aos consumidores a sensação de poder tudo, de estar no auge pro ter um iPod, que baixa e armazena grandes quantidades de musicas, tem jogos e interatividade, é de fácil manuseio e permite estabelecer conversas com mais vaiado publico, por sua versatilidade e aceitação em todas as camadas da população.
Um ponto a ser observado quando se tenta criar oceanos azuis é de que somente a tecnologia não diz nada. É necessário que ela seja aceita e que seja desejada pelo cliente, mais ainda que ela tenha o poder de satisfazer a necessidade que aquele cliente tem. Só sobreviverá se for de fácil uso, que se dispensem os grandes manuais de instruções.
O produto para ser sustentável ele tem que criar um caminho firme. Ancorado em consistência de inovações, que dificilmente seja equiparado a outros produtos e que tenha máxima aceitação.
Alem do mais o produto – a idéia tem que ter acessibilidade de preço, de tal forma que não venha a assustar o consumidor e frustrar a demanda existente. Sob risco de ver seu oceano azul ficar rubro com a entrada de outros concorrentes que tem produtos até muitas vezes inferiores mais que com preços mais tentadores aos clientes. Estabelecer uma política de redução de custos é uma boa ação na tentativa de aumentar lucros e garantir preços aceitáveis ao desejo do consumidor.
Um oceano azul pode ser criado com a participação de todos da empresa, conjugando as necessidades dos clientes com a vontade de se tronar referencia em um mercado cada vez mais voraz, onde as inovações se tornam obsoletas em pouco tempo. Por isso a necessidade de se criar algo que satisfaça por completo as necessidades do consumidor. Para que este não venha a demandar por produtos complementares e termine encontrando produtos substitutos.
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