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PLANO DE NEGÓCIOS

Plano de Negócio: Criar Empresas

Plano de Negócios

Em meio a crises cíclicas do capitalismo, surgem inúmeras organizações, empreendimentos pequenos e dinâmicos que cuidam de manter o sistema em funcionamento, pois como diz Schumpeter ( 1991) é o empreendedor o responsável pela manutenção do capitalismo agindo através da destruição criativa. Com o conceito de destruição criativa Schumpeter quis dizer que os indivíduos empreendedores conseguem enxergar em meio as crises oportunidades de crescimento e ou soluções plausíveis, importantes para vencer as dificuldades. Neste contexto de inovação e renovação, o Plano de negócios é o instrumento de planificação das idéias do empreendedor, mais que isso é o roteiro pelo qual o empresário segue em busca da realização pessoal. Com a elaboração do Plano de negócios o empreendedor vê seus sonhos se materializando, ganhando corpo e se tornando possível.
A montagem de um bom Plano de Negócios deve ser uma das primeiras ações para a criação de uma empresa. Um Plano de Negocio é a definição e análise por escrito das principais variáveis do negócio.
A elaboração de um Plano de negócio é fundamental para o empreendedor, não somente para a busca de recursos, mas, principalmente, como forma de organizar suas idéias e planejar de forma mais eficiente, para não se aventurar se rumo no mercado sempre competitivo. O Plano de Negócio deve ajudar o empresário a responder questões importantes relativas ao seu negócio, garantindo que este conheça e compreenda o funcionamento, as oportunidades e desafios quem sua organização vai enfrentar mesmo antes de seu lançamento. É justamente aí, que reside o seu valor: é muito mais fácil modificar um negócio que está apenas no papel do que quando o problema já acontecendo em frente ao cliente e causando transtornos e descrença para com o empreendimento junto ao seu mercado consumidor, virando motivo de chacota entre os concorrentes.Com o plano de Negócios evita-se constrangimentos.
O que é Plano de negócios?
Plano de negócio é um documento com o objetivo de estruturar as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada. O plano de negócios não é apenas um documento de apresentação da organização para investidores, mas principalmente deve ser um instrumento de gestão para o empreendedor, se tornando o roteiro para a implantação do negócio ou lançamento de um novo produto. Um projeto ou empreendimento pessoal ou corporativo pode ser estruturado e administrado de diversas maneiras, mas se você pretende buscar capital ou recursos com investidores, bancos incubadoras ou outros órgãos de fomento, ou se pretende convencer outros parceiros a investir na sua idéia, colocar na ponta do lápis o seu plano de negócios passa a ser fundamental. Existem muitos conceitos de planos de negócios, cada um em seu próprio contexto. No âmbito deste trabalho, vamos considerar que o Plano de Negócios é um documento que agrega e sistematiza informação prática e atualizada para a concretização de um projeto e para a previsão e solução de seus problemas.

Como fazer um plano de negócios
Diversos autores advertem para que o Plano de Negócios seja tratado como um documento vivo, nunca como um mero demonstrativo contábil ou legal. E que uma de suas principais finalidades é convencer (a equipe, os investidores, o banco, os fornecedores, ou até mesmo os clientes potenciais) de que o seu negócio é viável e pode ser vantajoso a eles. Para isso é fundamental que se siga diversas etapas, que irão detalhar as idéias e os procedimentos que concretizarão o desenvolver e proverão os lucros que se espera ter ao investir no empreendimento.
O sumario executivo:
O sumário executivo é uma síntese do plano de negócios, embora seja apresentado no inicio do plano é bem comum que seja trabalhado ao termino do detalhamento das demais etapas uma vez que as mesmas deverão estar contempladas no plano e principalmente devem ser tratadas de maneira a tornar o plano atraente e de fácil compreensão aos possíveis investidores.
O sumário executivo é a principal seção de um plano de negócios e deve expressar uma síntese do que será apresentado na seqüência, preparando e atraindo o leitor para uma leitura com mais atenção e interesse. Deve conter todas as informações chaves do plano de negócios em não mais que duas páginas, no caso do plano completo, ou no máximo uma página, no caso do plano resumido. Os melhores planos de negócios são aqueles mais objetivos e seu sumário executivo deve estar em uma única página. É uma carta de apresentação e como tal, deve ser concisa e coerente, não pode e nem deve causar desinteresse. As pessoas deverão ter vontade de ler o seu plano de negócios. Portanto, ao criar o seu plano de negócios, coloque o foco nestes importantes leitores.
Ser atraente ao leitor do sumário executivo é portanto, fundamental. Ele é uma das últimas partes a concluir, mas deve estar bem no início do documento. Muitas pessoas lerão apenas o resumo, e avaliarão por ele se o seu negócio vale ou não a busca de maiores detalhes. Conquiste o leitor em cada linha do seu resumo! Fale nele sobre os objetivos, as razões de sucesso, e apresente os números principais, sem exagerar na densidade das informações.
O empreendimento
Sobre o negócio em si: o que é o negócio e quais produtos e serviços serão oferecidos, quais as razões que levam a crer que será atingido o sucesso, quais são as oportunidades que você percebe e pretende explorar. Neste tópico do plano de negócios o empreendedor faz uma detalhada leitura da organização, faz analise de pontos fortes e pontos fracos, faz levantamento de fontes de recursos, analise necessidades de mercado a ser atendido, constrói cenários com a situação de mercado a futuro, faz analise de oportunidades e ameaças, ainda se soma a isso, levantamento de mão-de-obra necessária para que o empreendimento funcione.
- Mapas: estado atual, cronograma previsto, dificuldades esperadas, suas soluções e condições.
A dificuldade principal é conseqüência da natureza dos planos de negócio: eles tratam de idéias ainda não realizadas, e assim não podem se basear em históricos ou em estatísticas próprias para realizar sua previsão. O grande desafio é conseguir obter dados de organizações semelhantes, ou extrapolar a partir de outros dados, de maneira consistente, objetiva e, principalmente, convincente.
Se o plano de negócios é sobre abrir uma pizzaria no litoral, um bom plano vai esclarecer o que vai acontecer com ela quando a temporada de verão acabar, e como ela vai fazer para durar até a próxima temporada. Se vai demitir os garçons e a cozinha, para depois recontratá-los, os custos adicionais com os encargos e Custo Brasil do processo como um todo estarão considerados, junto com a manutenção do imóvel e custos fixos durante o período de inverno. E a ausência deles é o indício de um mau plano – como podem atestar inúmeros donos de empreendimentos de verão que terminam fevereiro com saldo positivo enorme, e em abril descobrem que na verdade estão falidos!
O plano de negócios não é só para os outros. O processo de construção de um bom plano de negócios é uma forma segura de o empreendedor conhecer os aspectos essenciais que podem levar ao sucesso ou ao fracasso da sua idéia. Ele não descreve apenas os objetivos do negócio, mas também quais serão os passos para a sua realização, e do que eles dependem.
Assim, fazer um plano de negócios bem feito irá obrigar o empreendedor e seus sócios a organizar as idéias sobre a viabilidade de seu negócio, levando-os ao processo de discussão e reflexão da preparação de um documento com o qual todos concordem, trazendo todas as informações essenciais para o sucesso da idéia. Portanto, ele acaba substituindo por números e argumentos as opiniões iniciais, motivadas principalmente pela própria convicção dos empreendedores.
Na apresentação do empreendimento é importante que seja detalhado os dados dos responsáveis pela empresa e pela gestão do negócio. Os investidores precisam conhecer nas mão de quem serão depositados o seu dinheiro.
- Sobre a administração: quem administrará o seu negócio? Que experiência e formação essas pessoas têm? Que qualificações busca para a equipe? Quantos empregados precisará, quais suas atividades e remuneração? Onde eles trabalharão? Qual será a estrutura organizacional? qual a missão e a visão?

Importante também é deixar bem claro o setor de atuação e a forma jurídica, cada setor e forma empresária trazem em si implicações importantes. Diz como a empresa se reportara perante a lei e como a mesma se relaciona com terceiros.
O enquadramento tributário também é importante, nele vai ser detalhar o quanto a empresa deverá pagar ao governo em impostos e taxas, é primordial para que o investidor saiba calcular seu retorno em função das despesas com tributação.
O plano de marketing
No plano de marketing o empreendedor detalha as políticas de ação no mercado, definindo produtos ou serviços, os preço destes produtos e serviços, praça de atuação, estratégias promocionais. É no plano de marketing que o empreendedor define como abordará seus clientes. No plano de marketing é necessário descrever os principais produtos da empresa, estudar os clientes, estudar os concorrentes, estudar os fornecedores, definir as estratégias promocionais e definir a estrutura de comercialização.
-Sobre o mercado: quantos ou quem são os clientes potenciais, onde eles estão, alguns exemplos específicos, como você os atrairá, por que eles escolherão você e não o concorrente, quem serão seus parceiros e fornecedores, quem são os concorrentes, quais os fatores do sucesso atual destes concorrentes, qual o seu diferencial competitivo, qual o seu nicho, qual a sua delimitação geográfica, como você vai promover e divulgar seu negócio, como vai distribuir seu produto.

O plano operacional
O plano operacional vai permitir escolher uma localização adequada da empresa, o desenho de sua estrutura física, decidir sobre sua capacidade de produção, escolher os processos operacionais na produção e a necessidade de pessoal em termos de quantidade e qualificação.
O plano financeiro
O plano financeiro cuida do investimento total, dos investimentos fixos e do investimento financeiro, trata do ponto de equilíbrio e da lucratividade.

Uma das prioridades da instituição, portanto, diz respeito à capacitação dos empresários e dos interessados em abrir sua empresa, investindo na elaboração de planejamento do negócio e no conhecimento direcionado às práticas gerenciais, para que estes possam criar manter seus empreendimentos, participando efetivamente no desenvolvimento do País. Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar.
O investimento total é formado pelos:
- Investimentos fixos.
- Capital de Giro.
-Investimentos pré-operacionais.
- Sobre economia e finanças: fontes do capital, projeção de faturamento, investimentos e despesas para os 2 primeiros anos (trimestral), projeção de fluxo de caixa mensal para o primeiro ano, volume de negócios necessário para alcançar o ponto de equilíbrio ou o resultado operacional positivo e em quanto tempo você espera alcançá-lo, quais as condições para começar a vender e faturar, e quando você espera alcançá-las, valor do capital imobilizado em instalações e equipamentos, lista de fontes financeiras potenciais, garantias de empréstimo.


REFERENCIAS
REFERENCIELO, Ivanete Daga. Disciplina de Empreendedorismo e Empreendimentos Cooperativos. Notas de Aula, 2008.
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Editora de Cultura, 2006. CIAS.
___________________.Oficina do Empreendedor.Rio de Janeiro: Sextante,2008.
GOMES, Almiralva Ferraz. Mulheres empreendedoras. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2006, 163p.
SCHUMPETER, Joseph A. (1911). A Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

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